Embora existam desde a década 1960, as bicicletas compartilhadas no Brasil começaram a aparecer pelas ruas a partir de 2008. Na Riviera, o RiviBike está completando dez anos.
Projeto de iniciativa da Sobloco Construtora e da Associação dos Amigos, chegou por aqui em 2012 e, desde então vem ganhando novos adeptos, principalmente, na temporada de verão.
O uso das bicicletas é incentivado, no Brasil e no mundo, como uma das alternativas para reduzir o trânsito nas cidades e diminuir o impacto ambiental. Na Riviera, em particular, a ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA RIVIERA vem implantando projeto de ciclovias e, junto com a execução desses equipamentos, constrói e realiza permanente manutenção das passarelas sobre os canais; das faixas de travessia, sinalização nas calçadas, limpeza das ciclovias, das estações do Rivibike, entre outros.
Vale lembrar que na Riviera, as ciclovias possuem piso permeável e estão localizadas às margens dos canais de drenagem e faixas de calçadas das avenidas.
As calçadas – onde o ciclista deve desmontar e empurrar sua bicicleta equiparando-se à condição dos pedestres -, são construídas em concreto e revestidas com mosaico português, e suas rampas foram projetadas para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.