Liquidez e valorização na Riviera

Nos anos 2020 e 2021 os imóveis de segunda residência ganharam destaque. A pandemia reforçou o desejo das pessoas de escolherem a região ideal para viver com base em seus objetivos e em seu estilo de vida. As pessoas começaram a dar mais importância para uma vida de qualidade do que de trabalho.

De acordo com Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor de marketing da Sobloco Construtora, esse comportamento acabou se refletindo diretamente no mercado imobiliário. “Todos os empreendimentos que estavam em um raio de 150 km da capital de São Paulo se beneficiaram dessa onda, e a Riviera de São Lourenço não foi exceção”, conta.

“A Riviera foi muito procurada em 2019 e 2020 e teve um movimento de permanência prolongada, em face do home office e das restrições escolares. A média fixa da população saiu de 7 mil em 2019, chegou a bater 30 mil em 2020, desceu para 17 mil e hoje se mantém em 12 mil. Isso refletiu diretamente no mercado de imóveis do empreendimento, não só para novos lançamentos, mas também para imóveis de revenda e até para locação”, afirma. De fato, o número de unidades vendidas subiu 213% em 2020 comparado a 2019, índice que se manteve em 2021.

O diretor conta que o que havia de estoque de imóveis no empreendimento foi vendido e os lançamentos foram todos absorvidos rapidamente. O diferencial da Riviera de São Lourenço é que ela é um empreendimento que tem uma administração própria. A presença da Associação dos Amigos é uma garantia perpétua da manutenção da qualidade do bairro. “As pessoas confiam nessa continuidade e na perenidade das características urbanísticas do empreendimento”, avalia Luiz Augusto.

Comercialização estruturada

Com um mercado imobiliário enérgico que sempre caracterizou a Riviera, era necessário um modelo de venda ativo, seguro e organizado. A implantação do SIV, Sistema Integrado de Vendas, foi fundamental para que a comercialização de imóveis dentro da Riviera ocorresse de forma estruturada.

Assim, em 1989, a própria Sobloco criou o sistema, reunindo várias imobiliárias apoiadas em uma única plataforma. A ideia foi sempre esta: trazer para uma mesma cesta toda a oferta imobiliária da Riviera e todos os agentes trabalharem nela. Todos se beneficiam das captações e vendas, por isso a liquidez se torna muito maior. “A pessoa coloca seu imóvel no Sistema e vende rápido, pois tem muito mais agentes oferecendo.

Do lado do comprador também, em um só local, tem acesso a muito mais ofertas. Quando a pessoa tem um bem e sabe que a qualquer momento tem gente para comprar, isso é uma tranquilidade para ela. A grande virtude da Riviera é justamente a sua liquidez”, avalia o diretor da Sobloco.

O SIV está há mais de 30 anos trabalhando e já vendeu alguns milhares de imóveis, sempre com soluções adequadas para o bolso e o desejo dos compradores. “O feedback que a gente recebe é positivo, e o fato de termos desde 1989 até hoje, ano a ano, aumentado o número de agentes dentro desse guarda chuva mostra que as imobiliárias querem fazer parte do sistema. Hoje o SIV conta com 20 imobiliárias credenciadas e mais de 150 corretores.

Mercado em alta

Marcio Honório, proprietário da Openmare Real Estate Agency, agente do SIV desde 2017, concorda. “O mercado da Riviera atual continua em alta como sempre foi, o que aconteceu com a pandemia de covid, com os juros baixos e outros fatores externos, foi um aumento nas vendas nesses últimos dois anos. Como temos uma oferta limitada de imóveis na Riviera, a grande demanda acabou gerando escassez, o que refletiu diretamente no aumento dos valores dos imóveis”, pondera.

Para Marcio, o que diferencia a Riviera são os fatores segurança, planejamento e estrutura. “Com uma localização privilegiada no litoral de São Paulo, hoje é muito difícil encontrar outro empreendimento que ofereça estes três pontos em sua essência como encontramos aqui. Marcio conta que ele e sua família moram aqui há 30 anos e que pretendem continuar por muitos mais.

Marcio só vê vantagens em participar do sistema. “O SIV nos gera uma série de vantagens, entra elas, o acesso direto a todos os lançamentos oficiais do empreendimento, credibilidade junto aos nossos clientes, além de acesso a uma quantidade enorme de imóveis, como terrenos, apartamentos, casas e villágios, do banco de dados oferecido a todos os agentes”, conclui.

Fonte: Revista Riviera de São de Lourenço

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