Existe diferença entre financiamento de terreno e de imóvel

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de financiar um terreno para construir a casa própria. Existe uma modalidade específica para esse tipo de negócio, que se difere dos financiamentos para a aquisição do imóvel próprio. Ela é apropriada para a compra de lotes urbanos que ofereçam condições de edificação e que se encaixem no perfil do comprador.

As instituições financeiras oferecem linhas de créditos para a aquisição de terreno e da construção ou apenas para a compra do lote urbano. As modalidades são distintas e há diferença no valor das parcelas, no preço final, nos juros, no montante a ser pago a título de entrada etc. Neste post, vamos explicar como funciona o financiamento de terreno.

Quer saber como funcionam os financiamentos de terrenos na prática? Continue a leitura!

O que é o financiamento de terreno?

O financiamento de terreno é uma contratação realizada entre uma instituição financeira e seu cliente para a compra de um lote de terras. O comprador assume o compromisso de pagar as parcelas e o imóvel permanece como propriedade do credor até que a dívida seja efetivamente quitada. É possível usar recursos provenientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Contudo, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não poderá ser usado para dar a entrada nem para abater as prestações. O valor das parcelas não pode ultrapassar o percentual de 30% da renda familiar e o terreno precisa estar situado na zona urbana. A área deve ter infraestrutura e não há um limite de valor.

Vale a pena financiar um terreno?

Financiar um lote urbano traz diversas vantagens para o comprador e sua família. Esse negócio oferece liberdade para a construção de uma casa que atenda a todas as necessidades e anseios dos familiares. Para a edificação da residência, você conseguirá utilizar o FGTS se precisar adquirir materiais construtivos e pagar a mão de obra.

O comprador pode montar a planta da casa própria da maneira que desejar e não terá gastos com reformas que causam transtornos e custam muito dinheiro. Os espaços podem ser adaptados de acordo com as prioridades da família, por exemplo, a criação de um quintal ou jardim, ou ainda a construção de cômodos mais amplos.

Quais são os critérios analisados?

A aprovação do financiamento de um terreno depende de certos requisitos analisados pela instituição financeira. O lote precisa estar regularizado junto ao Registro de Imóveis, sem nenhuma restrição na matrícula imobiliária e os tributos pagos em dia. Para se assegurar de que tudo está em ordem, solicite uma certidão no cartório. Observe outros critérios:

  • comprador deve ter 18 anos ou mais;
  • ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • ter comprovante de renda mensal;
  • contratar os serviços de seguro oferecidos pela instituição.

A idade do comprador somada ao tempo de duração da contratação não poderá ultrapassar os 8 anos e 6 meses. Além disso, ele não poderá ter o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. As instituições financeiras recusam o crédito para pessoas que não cumprem as suas obrigações dentro do prazo pactuado.

Como esse tipo de financiamento se diferencia?

Esse tipo de negociação se diferencia do financiamento de imóveis por diversas razões. As diferenças iniciam no funcionamento dos serviços fornecidos pelas instituições financeiras e nas soluções disponíveis no mercado. Afinal, é mais simples e mais barato investir em um terreno do que uma casa pronta. Veja a seguir os detalhes que demonstram essa distinção!

Pagamentos

Depois que o comprador solicita o crédito junto à instituição financeira de sua confiança e recebe os valores, ele pode comprar o terreno à vista. Entretanto, terá que devolver essa quantia fazendo pagamentos mensais conforme a data pactuada no contrato. As prestações podem ser quitadas em 10 anos, e não em 35 anos, como nos financiamentos de casas ou apartamentos.

Juros

Em algumas situações, os juros cobrados pelo financiamento de um terreno podem ser mais caros. A taxa cobrada para financiar uma casa já edificada chega a 12% ao ano, enquanto na aquisição de um lote urbano pode variar entre 9%, 10%, 11%, 12%,13% etc. Ela varia de acordo com o valor da entrada e a negociação entre as partes.

Limite de crédito

Embora existam semelhanças nas operações, os tipos de financiamentos são distintos. O limite do crédito é indicado pela instituição financeira, sendo que algumas aceitam comprometer apenas 20% dos rendimentos líquidos do grupo familiar envolvido, enquanto na aquisição de imóveis prontos a limitação é 30%. Haverá a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais os cuidados a serem tomados na hora de financiar?

O primeiro passo a ser dado é fazer uma pesquisa para saber qual é a instituição financeira mais apropriada e obter o crédito. Cuide para contratar um credor que tenha credibilidade e solidez no mercado, confira as linhas de financiamento disponibilizadas, as garantias requeridas e a segurança do negócio. Confira a seguir outros cuidados essenciais!

Fazer uma simulação

Faça uma simulação para averiguar as condições de pagamento: prazo e valor das parcelas. Com isso, você poderá se certificar de que conseguirá manter as obrigações assumidas em um futuro contrato. Entre no site da instituição e comece a simular ou fale com um profissional especializado para entender os custos e aproveitar as oportunidades.

Avaliar as alternativas

Após ter o seu financiamento aprovado, o comprador precisa avaliar as alternativas e escolher o local onde pretende comprar o terreno. Procure um lote que esteja em conformidade com os requisitos da instituição financeira e com os anseios dos futuros moradores. Não se esqueça de observar o limite do crédito e de pensar nos custos da construção.

Fazer uma visita

Assim que encontrar uma oportunidade de visitar terrenos que estão à venda, não perca tempo. Comece a fazer visitas para ver todos os detalhes relacionados ao lote. Considere a localização, os hábitos da vizinhança, a segurança, o fornecimento de serviços, os comércios mais próximos, a existência de escolas e postos de saúde etc.

Agora você já conhece as diferenças entre financiamento de terreno e de imóvel. Confira as melhores oportunidades de terrenos e imóveis em nosso site.

Leave a Comment