O ano 2021 chegou em meio à restrições, mas com toda a energia e o calor tropical do nosso litoral. Para comemorar o ano novo, milhares de pessoas desceram a serra e as cidades litorâneas, mais uma vez, viram sua população triplicar e enfrentaram todos os desafios para atender a consequente demanda de serviços, comércio e infra estrutura. Na Riviera de São Lourenço não foi diferente, no ano novo a Associação dos Amigos da Riviera registrou a presença de mais de 70 mil pessoas no bairro, que passaram os dias entre o natal e a primeira segunda feira do ano e puderam saborear o planejamento e a eficiência do Sistema de Gestão do empreendimento.
Não a toa, tudo correu bem. A Associação dos Amigos da Riviera preparou-se para receber o aumento da população, reforçando seu quadro de colaboradores e renovando veículos e equipamentos necessários aos serviços e atividades desempenhadas pela entidade. Com o reforço para a temporada, a Associação totaliza 641 funcionários – colaboradores, distribuídos nos setores de Administração, Manutenção, Saneamento e segurança.
Da limpeza da praia, manutenção das ruas, praças, jardins e ciclovias, paisagismo, coleta e gestão dos resíduos recicláveis, serviço de salva vidas, segurança até o fornecimento de água potável e o tratamento do esgotos, a Associação dos Amigos da Riviera, entidade mantida pelos proprietários de imóveis da Riviera de São Lourenço é responsável por toda a gestão do bairro. A eficiência deste serviço é comprovada pela qualidade tanto visual, quanto ambiental do empreendimento.
Todos os dias centenas de colaboradores espalham-se pela Riviera cumprindo cada um a sua função. As 6h da manhã, um mutirão de mais de 70 homens começa a fazer a limpeza dos 4,5km da praia da Riviera, atividade que se repete no final da tarde, diariamente. Ao mesmo tempo, 4 caminhões coletores de resíduos seguem recolhendo o lixo reciclável nos módulos de prédios, nos pontos comerciais e nos postos de entrega voluntária (PEV’s). Mais dois veículos retiram os restos de podas realizadas pelos moradores em seus jardins. Os recicláveis são enviados para a Central de Triagem da Riviera, onde são triados e organizados para destinação e venda. Os restos de poda seguem para compostagem para posterior utilização no próprio paisagismo do empreendimento. Paralelamente, outra equipe se encarrega da manutenção das praças, limpeza das ruas, roçada dos canais e manutenção dos equipamentos urbanos. Ao todo o serviço de manutenção da Associação contempla 147 funcionários dedicados a zelar pelo patrimônio urbanístico da Riviera.
Enquanto esse time trabalha à vista de quem circula pelo bairro, uma outra equipe bem treinada está nos bastidores, trabalhando 24hs por dia para garantir a qualidade de vida dos moradores. É a equipe do setor de saneamento, responsável pela coleta, tratamento e distribuição de água e pela coleta recalque e tratamento dos esgotos produzidos na Riviera. São 88 profissionais entre técnicos e engenheiros atentos à qualidade do tratamento e da eficiência de todo o sistema que está funcionando perfeitamente na temporada, garantindo o abastecimento ininterrupto de água e a limpeza do mar da Riviera. Esse é mais um grande diferencial da Riviera de São Lourenço e um valioso patrimônio na defesa ambiental do bairro.
O setor de segurança da Associação funciona 24hs por dia, ininterruptamente. Respeitando seus limites de atuação e competência, atua em auxílio aos órgãos de Segurança Publica. Contando com um amplo sistema de câmeras e sistemas de vigilância e monitoramento, o serviço de segurança da Associação funciona em colaboração com as Policias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental, Guarda Municipal e Bombeiros. Esse setor reúne o maior efetivo de funcionários da Associação, constando atualmente com 346 colaboradores, divididos nos grupos de canil, salva-vidas, monitoramento e rondas. Só o serviço de salva vidas conta, nessa temporada com 33 profissionais, que se revezam para auxiliar os banhistas do amanhecer ao anoitecer, ao longo de toda a praia. Treinados, equipados, apoiados por jet ski, embarcação e veículos de remoção, os guarda vidas da Associação recebem treinamento conjunto com os Bombeiros de Bertioga.
Outro serviço que está dando muito certo é o dos Agentes da Cidade, que está funcionando de dezembro 2020 até o final de fevereiro 2021. Nomeados por ato do Executivo Municipal, os agentes auxiliam os órgãos públicos reforçando orientações aos banhistas e ambulantes, com o objetivo de inibir práticas em descumprimento das leis municipais, como ambulantes irregulares, poluição sonora, entre outras. Os agentes atendem também os chamados de reclamações, como por exemplo de som alto ou algum distúrbio. Nesse caso, o agente da cidade pode emitir um relatório que será encaminhado para o DOA – Departamento de Operações Ambientais, para que, dependendo da situação, possa autuar o infrator. Os agentes da cidade dão um importante apoio aos órgãos públicos fiscalizadores da prefeitura, diretorias Municipais de Transito, Abastecimento, Operações Ambientais e Turismo que, muitas vezes não conseguem observar todas as ocorrências da cidade ao mesmo tempo.
O que mais se destaca na Riviera é o compromisso e a responsabilidade da Associação dos Amigos da Riviera e da Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização global do empreendimento, em manter a qualidade do bairro, zelando diariamente por sua manutenção e melhoria. São braços fortes na condução e manutenção do empreendimento, criando o diferencial e agregando valor ao patrimônio de todos os proprietários.