Na semana em que se comemora o Meio Ambiente (05 de junho), e no dia a dia, a Riviera de São Lourenço ensina na prática que é possível unir desenvolvimento econômico e o respeito ao meio ambiente. Do planejamento à sua gestão, tudo na Riviera é pensado para garantir a melhor qualidade de vida a seus moradores com o menor impacto possível e com as melhores práticas para a proteção ambiental. Prova disso é a manutenção, há 20 anos, da Certificação ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental da Riviera. Um reconhecimento internacional de que o bairro é desenvolvido de forma ordenada e com alto respeito ao meio ambiente. O certificado foi expedido pelo órgão certificador ABS Quality Evaluations em dezembro de 2000, tornando a Riviera o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.
Exemplo disso são as atividades e serviços que a Associação dos Amigos da Riviera desempenha diariamente para assegurar a limpeza da praia, das vias públicas, dos canais de drenagem, da qualidade da água tratada ao abastecimento dos mais de 11 mil imóveis já construídos na Riviera.
Apenas para exemplificar, o Laboratório de Controle Ambiental da Riviera de São Lourenço está completando 26 anos de atividades e serviços fundamentais ao monitoramento da qualidade das águas da Riviera (água tratada para abastecimento nos imóveis; água dos canais de drenagem, do esgoto tratado, e da água do mar).
Planejado pela Sobloco Construtora e construído em parceria com a Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, que é responsável por sua operação, o Laboratório de Controle Ambiental foi inaugurado em outubro de 1994. Além de equipamentos de última geração, conta com equipe de profissionais responsáveis pelas análises físico-químicas e bacteriológicas realizadas em conformidade e atendimento às normas ambientais, para assegurar a potabilidade da água tratada, a qualidade dos efluentes, o cuidado com os canais de drenagem e com as condições da balneabilidade da praia da Riviera.
Tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos, compostagem, programas sociais e de educação ambiental, e muitas outras frentes de trabalho, fazem da Riviera de São Lourenço um exemplo de ocupação.