Planejamento e gestão profissionalizada garante a qualidade de vida ao maior projeto de desenvolvimento urbano do Brasil
Imagine um exército uniformizado na cor azul se preparando para sair em campo e completar a missão. Isso é o que acontece todas os dias, pela manhã, no bairro Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo. Diariamente, esses dedicados e empenhados trabalhadores saem às ruas do empreendimento para contribuir com a manutenção e operacionalização dos sistemas da Riviera.
São todos funcionários da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, entidade sem fins lucrativos, criada no nascedouro do empreendimento, na década de 1980, e mantida por todos os proprietários de imóveis do bairro.
O exército azul, que são os membros da Associação de Amigos da Riviera trabalham diariamente em conjunto com os habitantes buscando melhorias — Foto: Arquivo Sobloco Construtora
Há um planejamento e medidas muito bem desenhadas, que levam a Associação a funcionar como uma orquestra, onde a combinação dos instrumentos produz o resultado de uma linda sinfonia. O maestro é o gerente geral, que comanda, atualmente, 560 funcionários, divididos em 4 setores: Segurança, Manutenção, Saneamento e Administrativo, sendo que este último abrange, também, o setor de Meio Ambiente. A Associação é, atualmente, uma das maiores empregadoras do Município de Bertioga.
A equipe da Associação realiza a limpeza da praia, ruas e jardins, manutenção do paisagismo – incluindo a roçada de enorme área de canais e jardins, checagem e manutenção dos equipamentos públicos como pontes e passarelas, sinalização viária e abrigos de ônibus, reparos das guias e sarjetas, limpeza dos canais de drenagem e da ciclovia, nivelamento das ruas, coleta de óleo usado pelos ambulantes, além da gestão dos resíduos do bairro com a coleta seletiva e triagem do lixo reciclável.
Entre as atividades da equipe de manutenção da Associação estão a limpeza da praia, ruas e jardins e a manutenção do paisagismo — Foto: Arquivo Sobloco Construtora
O time de Saneamento sai a campo diariamente para monitorar e cuidar dos processos de tratamento e garantir a distribuição de água potável para todos os moradores e o tratamento de esgoto eficiente para não poluir a praia. Um laboratório de controle Ambiental é operacionalizado por essa equipe técnica, monitorando em tempo integral a qualidade das águas do mar, dos canais e do tratamento de água e esgoto. Na Riviera, 100% do esgoto é tratado.
Um terceiro grupo divide-se entre guarda-vidas na praia, vigilância nas ruas, monitoramento com câmeras, atendimento a emergências e serviços de remoção. É o setor de segurança da Associação que, respeitando os limites de atuação e competência, atua em auxílio aos órgãos de Segurança Pública, colaborando com as polícias Militar, Civil, Rodoviária e Ambiental, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.
A Associação possui o Setor de Administração, cuja principal atividade é prover os recursos humanos e materiais para o desempenho de todas as atividades da entidade. As atribuições incluem o recrutamento e contratação de pessoal, finanças e contabilidade, e medicina e segurança do trabalho. O desempenho da Gerência Administrativa, em conjunto com as demais gerências, foi fundamental para a elaboração e operação do Sistema de Gestão Ambiental da Riviera (SGA), certificado pela ISO 14.001, que vem sendo mantido desde 2000.
A Associação também mantém o departamento de meio ambiente com biólogas, que trabalham como verdadeiros ombudsmen do empreendimento. Diariamente saem a campo detectando possíveis irregularidades, para notificar os responsáveis e verificar a devida solução dos mesmos.
Expansão da Associação
A Associação dos Amigos de Riviera é responsável pelo apoio comunitário, manutenção e preservação dos equipamentos urbanos de Riviera de São Lourenço. A entidade não tem poder público; seu objetivo principal é auxiliar os órgãos públicos na manutenção da qualidade de vida do bairro, exercendo suas atividades e serviços em conformidade com seu estatuto social.
Para execução dos diversos serviços, a Associação conta com os recursos originários da contribuição mensal de seus associados e do rateio de despesas do fornecimento de água tratada e coleta de esgotos, medidos em cada domicílio.
Segundo o engenheiro Daniel Silveira, gerente geral da Associação, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, há uma diferença na adesão.
“Ao contrário do que ocorre na maioria das praias do Litoral Norte, no qual as associações são formadas por voluntários, na Riviera cada morador torna-se associado da entidade já na assinatura do contrato de compra do terreno”, explica.
A participação da comunidade faz toda a diferença para a excelência das atividades da Associação. “Essa segurança financeira é essencial para o planejamento de uma gestão eficaz e a boa relação benefício/custo dos serviços”, afirma Silveira.
Feedback reforça controle de qualidade
Uma das coisas mais importantes para a permanente qualidade e bem-estar dos usuários, visitantes e residentes da Riviera é sempre receber a opinião de quem lá vive. Por isso, em 2020, a Associação realizou uma pesquisa de satisfação junto aos proprietários de imóveis do bairro. Disponível para os moradores da Riviera no site da organização, o trabalho avaliou a performance de cada setor da entidade, apontando, em linhas gerais, um nível alto de satisfação e total conhecimento sobre os serviços prestados pela Associação.
“Por meio dessa resposta, podemos avaliar o nível de satisfação dos moradores. Ela serve de base para o direcionamento dos trabalhos, correção de rotas e melhoria dos serviços”, afirma Daniel Silveira, gerente geral da Associação.
Responsabilidade social e ambiental
A Sobloco Construtora, responsável por todo planejamento e urbanização de Riviera, em 1979, estabeleceu como filosofia o desenvolvimento sustentável da área. Ainda durante a construção, foram implantados os disciplinamentos do uso e ocupação do solo e definição das principais soluções para os impactos ambientais, como a criação dos processos de vigilância aos eventuais abusos e desvirtuamentos na ocupação de área.
No ano de 2000, o Sistema de Gestão Ambiental da Riviera foi certificado com a Norma ISO 14001, tornando o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.