Depois de fechar o Outubro Rosa com grande sucesso, a Riviera adotou a cor azul e se uniu, mais uma vez, à campanha Novembro Azul, criada com o objetivo de conscientizar e incentivar os homens quanto a prevenção de doenças, mais especificamente câncer de próstata. Esse tipo de iniciativa é muito importante para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Além de iluminar alguns dos principais pontos do bairro na cor azul, a Sobloco ao lado de empresas parceiras e do Seconci – Serviço Social da Construção vai oferecer durante esse mês palestras e eventos direcionados para conscientização quanto a prevenção e tratamento da doença.
Este ano, teremos uma nova ação. Através de uma parceria com o SECONCI, a campanha Novembro Azul Riviera custeará exames de PSA para homens maiores de 40 anos.
O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de Câncer de Próstata e outras condições que afetam essa glândula, como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e a Prostatite. Ele não descarta o exame de toque. É importante também ressaltar que qualquer alteração que a pessoa sentir no seu organismo, deve procurar o mais rápido possível um atendimento médico.
A Campanha novembro azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e tem como objetivo principal orientar a população masculina sobre o câncer de próstata e sobre os exames que devem ser feitos para prevenir e tratar a doença.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.