Janeiro termina com mais uma temporada de verão de sucesso na Riviera. Apesar de um mês com muita chuva, milhares de pessoas puderam aproveitar os inúmeros benefícios da Riviera.
A começar pelos dias próximos ao ano novo, quando o bairro registrou um pico de mais de 70 mil pessoas puderam saborear o planejamento e a eficiência do Sistema de Gestão do empreendimento. Não a toa, tudo correu bem. A Associação dos Amigos da Riviera preparou-se para receber o aumento da população, reforçando seu quadro de colaboradores e renovando veículos e equipamentos necessários aos serviços e atividades desempenhadas pela entidade. Com o reforço para a temporada, a Associação totaliza 650 funcionários – colaboradores, distribuídos nos setores de Administração, Manutenção, Saneamento e segurança.
Da limpeza da praia, manutenção das ruas, praças, jardins e ciclovias, paisagismo, coleta e gestão dos resíduos recicláveis, serviço de salva vidas, segurança até o fornecimento de água potável e o tratamento do esgotos, a Associação dos Amigos da Riviera, entidade mantida pelos proprietários de imóveis da Riviera de São Lourenço é responsável por toda a gestão do bairro. A eficiência deste serviço é comprovada pela qualidade tanto visual, quanto ambiental do empreendimento.
Todos os dias centenas de colaboradores espalham-se pela Riviera cumprindo cada um a sua função. As 6h da manhã, um mutirão de mais de 70 homens começa a fazer a limpeza dos 4,5km da praia da Riviera, e encerram somente após as 21h; são utilizados quatro caminhões e dois tratores para recolhimento dos detritos “deixados” na areia, e daqueles descartados nas lixeiras disponibilizadas. Caminhões coletores de resíduos seguem recolhendo o lixo reciclável nos módulos de prédios, nos pontos comerciais e nos postos de entrega voluntária (PEV’s). Mais dois veículos retiram os restos de podas realizadas pelos moradores em seus jardins. Os recicláveis são enviados para a Central de Triagem da Riviera, onde são triados e organizados para destinação e venda. Os restos de poda seguem para compostagem para posterior utilização no próprio paisagismo do empreendimento. Paralelamente, outra equipe se encarrega da manutenção das praças, limpeza das ruas, roçada dos canais e manutenção dos equipamentos urbanos.
Enquanto esse time trabalha à vista de quem circula pelo bairro, uma outra equipe bem treinada está nos bastidores, trabalhando 24hs por dia para garantir a qualidade de vida dos moradores. É a equipe do setor de saneamento, responsável pela coleta, tratamento e distribuição de água e pela coleta recalque e tratamento dos esgotos produzidos na Riviera. São técnicos e engenheiros atentos à qualidade do tratamento e da eficiência de todo o sistema que está funcionando perfeitamente na temporada, garantindo o abastecimento ininterrupto de água e a limpeza do mar da Riviera. Esse é mais um grande diferencial da Riviera de São Lourenço e um valioso patrimônio na defesa ambiental do bairro.
O setor de segurança da Associação funciona 24hs por dia, ininterruptamente. Respeitando seus limites de atuação e competência, atua em auxílio aos órgãos de Segurança Publica. Contando com um sistema com mais de 370 câmeras e sistemas de monitoramento, equipamentos leitores de placas de veículos (OCR), interligados ao sistema Detecta – o maior big data da América Latina, o serviço de segurança da Associação funciona em colaboração com as Policias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental, Guarda Municipal e Bombeiros. Esse setor reúne o maior efetivo de funcionários da Associação, constando atualmente com 346 colaboradores, divididos nos grupos de canil, salva-vidas, monitoramento e rondas. Só o serviço de salva vidas conta, nessa temporada com 33 profissionais, que se revezam para auxiliar os banhistas do amanhecer ao anoitecer, ao longo de toda a praia. Treinados, equipados, apoiados por jet ski, embarcação e veículos de remoção, os guarda vidas da Associação recebem treinamento conjunto com os Bombeiros de Bertioga.
Foram admitidos, ainda, 12 estagiários da área de saúde, que receberam treinamento especial no âmbito do programa de prevenção ao mosquito Aedes aegypt. Os estagiários foram recebidos por moradores, caseiros, ou zeladores, realizando vistorias nas áreas externas dos imóveis, reforçando as orientações para combater a proliferação do mosquito. Com o calor e chuvas que favorecem a proliferação do mosquito, é preciso que cada morador redobre os cuidados, também, no interior das residências.
O que mais se destaca na Riviera é o compromisso e a responsabilidade da Associação dos Amigos da Riviera e da Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização global do empreendimento, em manter a qualidade do bairro, zelando diariamente por sua manutenção e melhoria. São braços fortes na condução e manutenção do empreendimento, criando o diferencial e agregando valor ao patrimônio de todos os proprietários.
Eventos de verão
Vila na Praia
Os eventos de verão na Riviera também garantiram diversão para todas as idades. Além do Riviera Shopping com suas mais de 60 operações, fizeram sucesso a Vila na Praia, tradicional evento que acontece todas as temporadas na Riviera, com shows musicais, entretenimento infantil, boa gastronomia e muitas opções de compras. O vento encerrou no dia 30 de janeiro.
Ice Park
Também a pista de patinação no gelo voltou com sua pista gelada com 300m2 e divertiu jovens e crianças até dia 29 de janeiro.
Beach Arena
Nas areias da praia o Riviera Beach Arena voltou pelo segundo ano consecutivo com suas quadras multiuso para Beach Tennis, Vôlei de praia, Futevôlei, Treino Funcional, Frescobol, Yoga, além de lounge para relaxamento. O beach Arena continua até dia 07 de fevereiro, na praia em frente ao módulo 5.